- Descrição: O Módulo LED 8mm Tipo Semáforo é composto por 3…
Blynk – Executando os Primeiros Projetos com Arduino
Nesta postagem vamos executar cinco práticas distintas utilizando apenas um único código do Blynk. São práticas simples, mas que mostram um pouco da capacidade da ferramenta e vão te ajudar a se familiarizar com ela.
Se ainda não conhece o Blynk, recomendo que leia a postagem Conhecendo o Blynk, pois nela apresentei a ferramenta, mostrei as opções de configurações, mostrei as funções básicas e ensinei a instalar o pacote de bibliotecas na IDE do Arduino.
Primeiramente será necessário preparar o código do Blynk para ser carregado no Arduino.
– Carregando o Primeiro Código Blynk no Arduino
Com o Ethernet Shield W5100 acoplado no Arduino, conecte uma ponta do cabo de rede a porta RJ45 do W5100, a outra ponta conecte ao seu roteador e conecte o Arduino ao computador.
Para abrir o código, vá até a IDE do Arduino, acesse o menu “Arquivo”, “Exemplos”, “Blynk”, “Boards_Ethernet” e “Arduino_Ethernet”:
Com o arquivo aberto, vá até a linha char auth[] = “YourAuthToken;” e apague o texto YourAuthToken:
Vá até seu e-mail de cadastro no Blynk, acesse a mensagem que recebeu quando criou seu primeiro projeto e copie o auth token que foi fornecido. Cole ele dentro das aspas e salve o arquivo.
No menu “Ferramentas” selecione a opção “Placa” e selecione o Arduino/Genuino Uno ou Arduino/Genuino Mega or Mega 2560 caso esteja utilizando o Arduino Mega 2560. Ainda no menu “Ferramentas”, selecione a opção “Porta” e selecione a porta COM em que seu Arduino está conectado.
Após a conferência, clique no botão para enviar o código a placa e aguarde o carregamento terminar.
OBS: se receber algum erro ao tentar carregar o código na placa, confira se o pacote de bibliotecas do Blynk foi instalado no local correto e confira também se a placa e porta selecionada na IDE estão corretas.
Após o término abra o monitor serial da IDE do Arduino. Se tudo estiver correto com a conexão você verá algo similar a imagem abaixo:
Feche o monitor serial e desconecte o Arduino do computador.
A seguir vamos executar uma série de cinco práticas bem simples para que você possa se familiarizar com o Blynk.
Além de um dispositivo móvel Android ou IOS, você vai precisar também dos itens abaixo para executar as cinco práticas:
– Arduino Uno R3 c/ Cabo USB
– Ethernet Shield W5100
– Protoboard
– Cabos jumper macho-macho
– LED Difuso
– LED RGB
– Potenciômetro Linear 10K
– Resistor de 220Ω
– Controle de LED via Push
Monte o esquema de ligação conforme a imagem abaixo:
ATENÇÃO: FAÇA TODAS AS LIGAÇÕES COM SEU ARDUINO DESCONECTADO DA ALIMENTAÇÃO.
(Clique na imagem para ampliar)
Feito o esquema de ligação, conecte o Arduino ao computador e o cabo de rede vindo do seu roteador conecte ao Ethernet Shield W5100.
Abra o app Blynk em seu dispositivo móvel Android ou iOS, faça login e acesse o projeto criado anteriormente. Na tela principal do projeto, vá até a lista de widgets e selecione o “Button”:
Após selecioná-lo, ele irá para o contêiner principal do app:
Com o Widget inserido na tela principal, clique sobre ele para acessar as configurações:
A: você pode dar um nome ao widget.
B: você pode selecionar a cor do widget.
C: clique nesta opção para abrir as configurações do pino:
Inicialmente você deverá selecionar o tipo de pino que será atrelado ao botão. Selecione o “Digital” e na opção ao lado selecione o pino digital D6. Clique em “CONTINUE” para prosseguir. Ao lado da escolha do pino, você pode definir se o botão vai iniciar enviando 0 (LOW) ou 1 (HIGH). Por padrão o botão inicia enviando 1, portanto, não precisa alterar esta configuração.
D: nesta opção você pode escolher o modo de operação do botão. Se escolher ‘Push’ o botão só vai atuar enquanto estiver pressionado. Caso escolha ‘Switch’ o botão irá atuar sempre que for clicado. Deixe selecionado a opção ‘Push’.
E: você pode definir o nome para cada um dos estados do botão.
Role a tela e por último há a opção de deletar o widget.
Clique no botão de voltar próximo a ‘Button Settings’ para retornar a tela principal. Veja que o botão já está mostrando algumas das configurações que foram definidas:
Clique no botão “Play” para que a conexão possa ser iniciada. Se tudo estiver OK, ao clicar no botão ao lado do “Stop”, será apresentado a informação de que o dispositivo está online:
Considerando que seu Arduino / Ethernet Shield W5100 já esteja preparado conforme orientado nos passos anteriores, basta pressionar o botão no app Blynk e manter pressionado para que o LED conectado ao pino digital 6 possa se manter aceso. Solte o botão e o LED irá apagar. Veja no vídeo abaixo o funcionamento:
Como o botão foi configurado no modo “PUSH”, então o LED só irá se manter aceso enquanto o botão estiver pressionado.
Caso tenha uma conexão 3G / 4G no seu dispositivo móvel, desative o WiFi e em seguida ative a conexão 3G / 4G e retorne para o Blynk. Aguarde alguns segundos para que o Blynk reestabeleça a conexão com o servidor e em seguida pressione o botão para controle do LED. Note que mesmo utilizando uma conexão de internet fora da sua rede, a comunicação entre o aplicativo e o Arduino é feita sem nenhum problema. Veja no vídeo abaixo o funcionamento:
Este é um dos diferenciais do Blynk, pois com este recurso você pode controlar o seu projeto de qualquer lugar do mundo.
Desative o 3G / 4G e ative novamente o WiFi.
– Controle de LED via Switch
Clique no botão de “Stop” para parar a conexão. Clique no botão conectado ao pino digital 6 para que a configuração seja alterada. Altere o modo de funcionamento do botão para “SWITCH” e retorne a tela principal do projeto:
Clique no botão de “Play” para iniciar a conexão. Agora clique no botão e veja que mesmo sem manter ele pressionado o LED irá se manter aceso. Clique novamente no botão e o LED irá apagar. Veja no vídeo abaixo o funcionamento:
Como o modo de funcionamento foi alterado para “SWITCH”, o botão passou a funcionar como um interruptor liga / desliga.
– Controle de LED por PWM
Pare a conexão no aplicativo e delete o widget “Button”. Vá até a lista de widgets e selecione o widget “Slider”. Com ele inserido na tela principal do projeto, clique nele para acessar as configurações:
Em “OUTPUT” selecione o pino digital D6 e mantenha a configuração ao lado (0 – 255) conforme está. Em “SEND ON RELEASE”, por padrão ele vem definido em ON, porém, coloque ele em OFF, para que seja possível ver a variação de luminosidade do LED em tempo real e em “WRITE INTERVAL” selecione 100 ms. Caso deixe esta opção em ON, a luminosidade do LED só irá ser perceptível após retirar o dedo da barra do slider. Retorne a tela principal do projeto.
Clique no botão de “Play” para iniciar a conexão. Agora deslize a barra do slider e veja a luminosidade do LED ser variada. Note que a luminosidade varia de 0 a 255 (range de 8 bits (2^8) do PWM). Veja no vídeo abaixo o funcionamento:
Terminado o teste, pare a conexão e delete o widget de slider.
– Controle de LED RGB
Com o Arduino desconectado da alimentação, monte o esquema de ligação a seguir:
OBS: esquema para LED RGB catodo comum. Para anodo comum role a página até o próximo esquema de ligação.
(Clique na imagem para ampliar)
Feito o esquema de ligação, conecte o Arduino ao computador e o cabo de rede vindo do seu roteador conecte ao Ethernet Shield W5100.
No Blynk, vá até a lista de widgets e insira o widget “zeRGBa”:
Clique no widget para configurá-lo. Deixe as configurações conforme a imagem abaixo:
Retorne para a tela principal e dê “Play” para iniciar a conexão.
Agora deslize o dedo pela zebra e veja que o LED RGB irá alternar sua cor de acordo com a junção das cores primárias formada pela zebra. Veja no vídeo abaixo o funcionamento:
Se o LED RGB permanecer apagado, confira se efetuou as ligações sugeridas anteriormente. Caso permaneça apagado mesmo depois de conferido, desconecte o Arduino do computador e faça o esquema de ligação abaixo:
OBS: esquema para LED RGB anodo comum.
(Clique na imagem para ampliar)
Conecte o Arduino ao computador novamente.
No Blynk, pare a conexão e em seguida mude as configurações do widget zeRGBa para as da imagem abaixo:
Retorne para a tela principal e dê “Play” para iniciar a conexão.
Deslize o dedo pela zebra novamente para alternar a cor do LED RGB.
– Controle de Potenciômetro
Com o Arduino desconectado da alimentação, monte o esquema de ligação a seguir:
(Clique na imagem para ampliar)
Feito o esquema de ligação, conecte o Arduino ao computador e o cabo de rede vindo do seu roteador conecte ao Ethernet Shield W5100.
No Blynk, vá até a lista de widgets e insira o widget “Gauge”:
Clique no widget para configurá-lo. Deixe as configurações conforme e a imagem abaixo:
Retorne para a tela principal e dê “Play” para iniciar a conexão.
Agora gire o potenciômetro e veja que na tela do app, o widget irá variar a leitura de acordo com os giros que você está fazendo. A leitura será de 0 a 1023, pois este é o range de leitura nos pinos analógicos (resolução de 2^10) do Arduino e a atualização do widget ocorre de 1 em 1 segundo. Veja no vídeo abaixo o funcionamento:
Veja que com o mesmo código carregado no Arduino, foi possível executar 5 práticas distintas. Além disso, não foi necessário digitar nenhuma linha de código para executar estas práticas, bastou apenas usar um código exemplo da biblioteca do Blynk. Obviamente que para projetos mais elaboradas será necessário adicionar algumas linhas de código, contudo, a parte “bruta” é toda feita pelo Blynk.
Nos próximos artigos sobre o Blynk pretendo mostrar como utilizá-lo em outras plataformas. Portanto, não deixe de acompanhar o blog pra aprender muito mais sobre esta excelente ferramenta.
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BOM DIA ALGUEM PODERIA ME AJUDAR ?
E QUE GOSTARIA DE SABER COMO POSSO IMPLEMENTAR UM COMANDO A MAIS DENTRO DE UM BOTÃO NO BLYNK