NodeMCU-32S ESP32 – Programando com a IDE do Arduino

NodeMCU-32S ESP32 – Programando com a IDE do Arduino

Neste tutorial você vai aprender preparar a IDE (ambiente de desenvolvimento) do Arduino no Windows para fazer a programação do seu NodeMCU-32S ESP32.

Já adquiriu a sua placa?! Não?! Então passa lá na nossa loja virtual e adquire o seu NodeMCU-32S.

Ainda não conhece os detalhes do NodeMCU-32S? Acesse a postagem Conhecendo o NodeMCU-32S ESP32 e veja as informações desta excelente plataforma.

Se ainda não instalou sua placa no Windows, acesse a postagem NodeMCU-32S ESP32 – Instalação no Windows.

A IDE do Arduino (Programa do Arduino) é uma ferramenta multiplataforma escrita em Java derivada dos projetos Processing e Wiring. É esquematizado para introduzir a programação a artistas e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software. Inclui um editor de código com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes e identação automática, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa com um único clique. Com isso não há a necessidade de editar Makefiles ou rodar programas em ambientes de linha de comando.

Através da IDE do Arduino é possível programar (utilizando a linguagem do Arduino) para o NodeMCU-32S. Dessa forma, será possível trabalhar em um ambiente mais simples, que é bastante conhecido por quem já programa para Arduino ou C / C++. Importante ressaltar que a IDE do Arduino já possui uma vasta quantidade de material na internet e livros, o que acaba facilitando demais o aprendizado.

Antes de efetuar a instalação da IDE é necessário fazer a instalação do Java. Caso já possua o Java instalado, verifique se o mesmo está atualizado.

Para download do Java, basta acessar https://www.java.com/pt_BR/ e baixar o instalador.

Feito a instalação ou atualização do Java, já é possível fazer a instalação da IDE do Arduino.

Para baixar a versão atualizada da IDE do Arduino para Windows basta acessar https://www.arduino.cc/en/Main/Software e efetuar a instalação.

Após a instalação da IDE, será necessário prepararmos os arquivos necessários para que a IDE do Arduino possa reconhecer o NodeMCU-32S.

Faça o download do Git:

https://git-scm.com/download/win

Após o download, faça a instalação do programa. Terminado a instalação, acesse o caminho “C:\Program Files\Git\cmd” e execute “git-gui”.

Com o programa aberto, clique em “Clone Existing Repository”:

img01_nodemcu-32s_programando_com_a_ide_do_arduino_wifi_bluetooth_esp8266_iot_esp-wroom-32

Na janela que abrir, insira as informações da seguinte forma:

Source Location:

https://github.com/espressif/arduino-esp32.git

Target Directory:

C:/Users/[USUARIO-PC]/Documents/Arduino/hardware/espressif/esp32

OBS: Em “Target Directory:” apague o [USUARIO-PC] e insira o nome de usuário do seu computador para que o caminho possa ser válido.

img02_nodemcu-32s_programando_com_a_ide_do_arduino_wifi_bluetooth_esp8266_iot_esp-wroom-32

Após inserir as informações, clique em “Clone” para que o processo de cópia do repositório seja realizado:

img03_nodemcu-32s_programando_com_a_ide_do_arduino_wifi_bluetooth_esp8266_iot_esp-wroom-32

Este processo é um pouco demorado, portanto paciência.

Finalizado a clonagem do repositório, acesse o caminho “C:/Users/[ USUARIO-PC]/Documents/Arduino/hardware/espressif/esp32/tools” (lembre-se de mudar [USUARIO-PC] para o nome de usuário do seu computador) e execute o “get.exe” e aguarde:

img04_nodemcu-32s_programando_com_a_ide_do_arduino_wifi_bluetooth_esp8266_iot_esp-wroom-32

Este processo também é demorado.

Terminado, conecte o NodeMCU-32S ao computador e abra a IDE do Arduino.

Com a IDE aberta, será mostrado algumas opções na barra de ferramentas da mesma. Abaixo é feito um apanhado geral (das opções relevantes) do menu Arquivo e Ferramentas:

  1. Arquivo
    • Novo: abre uma nova instância da IDE.
    • Abrir: carrega na IDE projetos salvos no computador.
    • Exemplos: disponibiliza diversos exemplos que são separados por pastas e bibliotecas. Os exemplos estão em submenus e para abrir algum deles, basta selecionar e clicar.
    • Fechar: fecha a instância atual.
    • Salvar: salva as últimas modificações do seu projeto.
    • Salvar como: se o projeto já foi salvo, mas deseja salvar em outro local, essa é a opção indicada.
    • Preferências: configurações gerais da IDE.
    • Sair: encerra definitivamente a IDE.
  2. Ferramentas
    • Monitor serial: executa o terminal serial que auxilia no recebimento e envio de dados para a placa sem a necessidade de recorrer a uma ferramenta externa.
    • Placa: possibilita selecionar o modelo da placa que está conectado ao computador.
    • Porta: possibilita selecionar a porta COM em que a placa está recebendo/enviando informações.

No menu “Ferramentas” selecione a opção “Placas”, role a lista até o final e selecione “NodeMCU-32S”:

img05_nodemcu-32s_programando_com_a_ide_do_arduino_wifi_bluetooth_esp8266_iot_esp-wroom-32

Ainda no menu “Ferramentas”, selecione a opção porta e marque a porta COM em que sua placa foi alocada:

img06_nodemcu-32s_programando_com_a_ide_do_arduino_wifi_bluetooth_esp8266_iot_esp-wroom-32

Veja que a minha placa foi alocada na COM3, porém, o seu NodemCU-32S pode ter sido alocado em uma COM de outro valor. Caso não saiba em qual porta COM sua placa foi alocada, basta retornar no menu Iniciar do Windows, acessar a opção Dispositivos e Impressoras e verificar a porta em que seu NodeMCU-32S está conectado e retornar na IDE e selecionar a porta COM.

Feito essas configurações, sua IDE está pronta para enviar os códigos ao NodeMCU-32S.

Para um teste rápido, na IDE clique no menu “Arquivo”, selecione a opção “Exemplos”, em seguida “01.Basics” e selecione “Blink”. Uma nova janela da IDE vai abrir. Faça a conferência das informações para garantir que nada foi alterado na placa e na porta. Se atente ao rodapé da IDE que mostra a placa e a porta COM que está configurada na IDE:

img07_nodemcu-32s_programando_com_a_ide_do_arduino_wifi_bluetooth_esp8266_iot_esp-wroom-32

Agora, clique no botão de upload do código para o NodeMCU-32S e aguarde o código ser carregado na placa.

Terminado o carregamento, o LED da placa irá piscar com intervalo de 1 segundo:

img08_nodemcu-32s_programando_com_a_ide_do_arduino_wifi_bluetooth_esp8266_iot_esp-wroom-32

Sempre que abrir a IDE, faça a conferência das informações para garantir que nada foi alterado. Geralmente, feito a configurações a primeira vez ela vai se manter sem necessidade de fazer alteração.

Reforçando: sem executar os passos de definição de placa e porta, caso você escreva o código ou utilize algum exemplo de código e tente carregar no NodeMCU-32S, o carregamento do código para a placa não será bem sucedido e um erro será mostrado na IDE.

Fique ligado, pois ainda vamos postar muitas práticas relacionadas a esta fantástica plataforma.

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Formado em Engenharia da Computação pela Faculdade Presidente Antônio Carlos, fundador e CEO da MasterWalker Electronic Shop. Se preocupa com o aprendizado dos seus clientes e daqueles interessados em aprender sobre Arduino e plataformas embarcadas em geral.

Existem 7 comentários para esta postagem
  1. Gustavo Valença às 16:21

    Excelente Post, parabéns.

    Comprei um NodeMcu32s e dois módulos relé de 8 canais cada para iniciar a automação da minha residência (já automatizei meu quarto com ESP8266 12f), porém, estou utilizando apenas o Blynk para ligar e desligar os relés e gostaria de adicionar um interruptor pulsador para que fosse possível o acionamento mecânico tbm.
    Não utilizei o NodeMcu32s ainda por não saber como configurá-lo (já comprei os outros esp8266 programados) e gostaria de saber como procedo para acionar os relés tanto pelo aplicativo quanto pelo interruptor sem perde o status do relé (on/off).

    Minha residência começará a ser construída no próximo mês e gostaria de automatizá-la por inteiro (portas, portões, regadores de jardim, câmeras,etc) e preciso de um auxílio desde o início para que não seja preciso quebrar nada depois. Se alguém puder me orientar sobre como fazer ou indicar alguns tutoriais eu ficarei muito grato.

    Desde já, o meu muito obrigado.

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