Arduino – Instalação e Configuração da IDE no Windows

Arduino – Instalação e Configuração da IDE no Windows

Neste tutorial você vai aprender a fazer a instalação e configuração da IDE (ambiente de desenvolvimento) do Arduino no Windows.

A IDE (ambiente de desenvolvimento) do Arduino é uma ferramenta multiplataforma escrita em linguagem Java e derivada dos projetos Processing e Wiring. Foi projetada para facilitar o aprendizado de programação por parte de pessoas não familiarizadas com desenvolvimento de softwares. A ferramenta inclui um editor de códigos com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes, identação automática e a partir de um clique é possível compilar e carregar o código para a placa.

Antes de efetuar a instalação da IDE é necessário fazer a instalação do Java. Caso já possua o Java instalado, verifique se o mesmo está atualizado.

Para download do Java, basta acessar https://www.java.com/pt_BR/ e baixar o instalador.

Feito a instalação ou atualização do Java, já podemos fazer a instalação da IDE do Arduino.

Para baixar a versão atualizada da IDE do Arduino para Windows basta acessar https://www.arduino.cc/en/Main/Software e efetuar a instalação.

Depois de instalado, execute o “arduino.exe” para carregar a IDE (provavelmente um atalho foi criado na sua área de trabalho):

Com a IDE aberta, será mostrado algumas opções na barra de ferramentas da mesma. Abaixo é feito um apanhado geral (das opções relevantes) do menu Arquivo e Ferramentas:

  1. Arquivo
    • Novo: abre uma nova instância da IDE.
    • Abrir: carrega na IDE projetos salvos no computador.
    • Exemplos: disponibiliza diversos exemplos que são separados por pastas e bibliotecas. Os exemplos estão em submenus e para abrir algum deles, basta selecionar e clicar.
    • Fechar: fecha a instância atual.
    • Salvar: salva as últimas modificações do seu projeto.
    • Salvar como: se o projeto já foi salvo, mas deseja salvar em outro local, essa é a opção indicada.
    • Preferências: configurações gerais da IDE.
    • Sair: encerra definitivamente a IDE.
  2. Ferramentas
    • Monitor serial: executa o terminal serial que auxilia no recebimento e envio de dados para a placa sem a necessidade de recorrer a uma ferramenta externa.
    • Placa: possibilita selecionar o modelo da placa Arduino que está conectado ao computador.
    • Porta: possibilita selecionar a porta COM em que o Arduino está recebendo/enviando informações.

Abaixo uma breve descrição dos botões relevantes para testes e envio do código para o Arduino:

img01-instalação-arduino-no-windows

Definindo a placa e a porta na IDE:

Se ainda não instalou seu Arduino no Windows, acesse nossa postagem “Arduino – Instalação no Windows”, dessa forma seu Arduino vai estar preparado para ser testado na IDE.

Com a IDE instalada e o Arduino instalado no seu Windows, será necessário definir a placa Arduino que você está utilizando e a porta COM em que a placa está conectada. Sem executar esse procedimento, caso você escreva o código ou utilize algum exemplo de código e tente carregar no Arduino o carregamento do código para a placa não será bem sucedido e um erro será mostrado na IDE.

No menu “Ferramentas” selecione a opção “Placas”, e nas opções que abrirem na tela selecione o nome referente a sua placa que está conectada no computador. Veja que na imagem abaixo está selecionado a placa “Arduino Uno”, pois é modelo da placa que está conectado ao computador, porém se sua placa for outro modelo, basta selecionar na lista:

img02-instalação-arduino-no-windows

Em seguida no menu “Ferramentas” seleciona a opção “Portas”. Aparecerá a porta COM1 e a porta em que seu Arduino está conectado, caso ele tenha sido instalado corretamente. Veja que na imagem abaixo está selecionado a porta “COM22”, contudo, no seu computador a porta provavelmente será descrita por outro número:

img03-instalação-arduino-no-windows

Feito essas configurações sua IDE está pronta para enviar os códigos ao Arduino.

Para um teste rápido, na IDE clique no menu “Arquivo”, selecione a opção “Exemplos”, em seguida “01.Basics” e selecione “Blink”. Uma nova janela da IDE vai abrir. Faça a conferência das informações para garantir que nada foi alterado na placa e na porta. Se atente ao rodapé da IDE que mostra a placa e a porta COM que está configurada na IDE:

img04-instalação-arduino-no-windows

Feito a conferência, basta clicar no botão de upload do código para o Arduino e aguardar o código ser carregado na placa. O exemplo Blink faz com que o LED da placa Arduino pisque a cada 1 segundo. Observe na placa o LED (amarelo / verde / vermelho) que está piscando:

img05-instalação-arduino-no-windows

Algumas placas já saem de fábrica com o Blink carregado, portanto, ao ligar o Arduino mesmo que ele não esteja instalado no computador, o LED da placa vai ficar piscando em um determinado intervalo de tempo.

Sempre que abrir a IDE, faça a conferência das informações para garantir que nada foi alterado. Geralmente, feito as configurações pela primeira vez ela vai se manter sem necessidade de fazer alteração ou reconfigurar. Importante ressaltar que se você instalar um novo Arduino no Windows será necessário fazer o procedimento novamente. Considerando o exemplo das imagens, onde está instalado o Arduino Uno na porta COM22: caso seja conectado e instalado um Arduino Mega 2560 na porta COM15, ao abrir a IDE você deverá fazer os procedimentos para definir a placa e a porta.

Reforçando: sem executar os passos de definição de placa e porta, caso você escreva o código ou utilize algum exemplo de código e tente carregar no Arduino, o carregamento do código para a placa não será bem sucedido e um erro será mostrado na IDE.

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Formado em Engenharia da Computação pela Faculdade Presidente Antônio Carlos, fundador e CEO da MasterWalker Electronic Shop. Se preocupa com o aprendizado dos seus clientes e daqueles interessados em aprender sobre Arduino e plataformas embarcadas em geral.

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